Atividade 02 – Laboratório de Informática

25/03/2012 09:54

 

Importante:

 

- Em cada computador deve ficar um grupo de no máximo 3 componentes.     

- A atividade deve ser realizada apenas pelo grupo, não sendo permitida troca de informações entre as equipes.

- Cada equipe deve resolver o máximo de questões que puder. Quantas mais questões, maior será a pontuação atribuída.

- Caso uma equipe seja pega colando está ficará sem pontuação nesta atividade.

 

 

 01. (Fei 96) Nas escalas Celsius e Fahrenheit representadas a seguir, estão anotadas as temperaturas de fusão de gelo e ebulição da água à pressão normal. Sabendo-se que o intervalo entre as temperaturas anotadas foram divididas em partes iguais, ao se ler 32°C, quanto marcará a escala Fahrenheit para a mesma temperatura?

 

 

a) 112,6 °F

b) 64,0 °F

c) 89,6 °F

d) 144,0 °F

e) 100,0 °F

 

02. (Pucpr) Um menino inglês mediu sua temperatura com um termômetro graduado na escala Fahrenheit e encontrou 96,8°F. Esse menino está:

a) com temperatura de 38°C.

b) com temperatura de 34,6°C.

c) com febre alta, mais de 29°C.

d) com temperatura menor que 36°C.

e) com a temperatura normal de 36°C.

 

03. Na figura a seguir você verá uma placa de alumínio que foi utilizada para separar o interior de um forno, cuja temperatura se matinha estável a 120 °C, e meio ambiente (20°C). Após atingido o regime estacionário, qual é a intensidade da corrente térmica através dessa chapa metálica?

Suponha que o fluxo ocorra através da face de área maior.

Dado: coeficiente de condutibilidade térmica do alumínio = 0,5 cal/s cm °C

 

 

a) 2 . 104 cal/s

b) 3 . 104 cal/s

c) 4 . 104 cal/s

d) 5 . 104 cal/s

e) 6 . 104 cal/s

 

04. (Pucsp 2000) Observe as figuras a seguir sobre a formação das brisas marítima e terrestre.

 

Durante o dia, o ar próximo à areia da praia se aquece mais rapidamente do que o ar próximo à superfície do mar. Desta forma o ar aquecido do continente sobe e o ar mais frio do mar desloca-se para o continente, formando a brisa marítima. À noite, o ar sobre o oceano permanece aquecido mais tempo do que o ar sobre o continente, e o processo se inverte. Ocorre então a brisa terrestre.

Dentre as alternativas a seguir, indique a que explica, corretamente, o fenômeno apresentado.

a) É um exemplo de convecção térmica e ocorre pelo fato de a água ter um calor específico maior do que a areia. Desta forma, a temperatura da areia se altera mais rapidamente.

b) É um exemplo de condução térmica e ocorre pelo fato de a areia e a água serem bons condutores térmicos. Desta forma, o calor se dissipa rapidamente.

c) É um exemplo de irradiação térmica e ocorre pelo fato de a areia e a água serem bons condutores térmicos. Desta forma, o calor se dissipa rapidamente.

d) É um exemplo de convecção térmica e ocorre pelo fato de a água ter um calor específico menor do que a areia. Desta forma, a temperatura da areia se altera mais rapidamente.

e) É um processo de estabelecimento do equilíbrio térmico e ocorre pelo fato de a água ter uma capacidade térmica desprezível.

 

05. (Unirio 2000)

 

A figura anterior representa um corte transversal numa garrafa térmica hermeticamente fechada. Ela é constituída por duas paredes. A parede interna é espalhada em suas duas faces e entre ela e a parede externa existe uma região com vácuo. Como se explica o fato que a temperatura de um fluido no interior da garrafa mantém-se quase que inalterada durante um  longo período de tempo?

a) A temperatura só permanecerá inalterada, se o líquido estiver com uma baixa temperatura.

b) As faces espelhadas da parede interna impedem totalmente a propagação do calor por condução.

c) Como a parede interna é duplamente espelhada, ela reflete o calor que chega por irradiação, e a região de vácuo evita a propagação do calor através da condução e convecção.

d) Devido à existência de vácuo entre as paredes, o líquido não perde calor para o ambiente através de radiação eletromagnética.

e) Qualquer material plástico é um isolante térmico perfeito, impedindo, portanto, toda e qualquer propagação de calor através dele.

 

 

06. (ITA-SP) Uma garrafa térmica impede trocas de calor, devido às paredes espelhadas, por:

(a) reflexão;

(b) irradiação;

(c) convecção;

(d) difusão;

(e) n.d.a.

 

07. (ITA-SP) Uma garrafa térmica, devido ao vácuo entre as paredes duplas, impede a troca de calor por:

(a) reflexão;

(b) irradiação;

 (c) condução e convecção;

(d) difusão;

(e) n.d.a.

 

08. Embora feitos de gelo, os iglus possibilitam aos esquimós neles residirem por que:

a) o calor específico do gelo é maior que o da água.

b) o calor específico do gelo é extraordinariamente pequeno comparado com o da água.

c) a capacidade térmica do gelo é muito grande.

d) o gelo não é bom condutor de calor.

e) a temperatura externa é igual a interna.

 

09. Um grupo de amigos compra barras de gelo para um churrasco, num dia de calor. Como as barras chegam com algumas horas de antecedência, alguém sugere que sejam envolvidas num grosso cobertor para evitar que derretam demais. Essa sugestão:

a) é absurda, porque o cobertor vai aquecer o gelo, derretendo-o ainda mais depressa.

b) é absurda, porque o cobertor facilita a troca de calor entre o ambiente e o gelo, fazendo com que ele derreta ainda mais depressa.

c) é inócua, pois o cobertor não absorve nem fornece calor ao gelo, não alterando a rapidez com que o gelo derreta.

d) faz sentido, porque o cobertor facilita a troca de calor entre o ambiente e o gelo, retardando o seu derretimento.

e) faz sentido, porque o cobertor dificulta a troca de calor entre o ambiente e o gelo, retardando o seu derretimento.

 

10. Numa noite fria, usamos cobertores de lã. No entanto, mesmo que existam vários cobertores sobre a cama, quando deitamos percebemos que ela está fria e que só nos aquecemos depois de algum tempo sob os cobertores. Isto se explica por que:

a) o cobertor de lã não é um bom absorvedor de frio, mas nosso corpo sim.

b) o cobertor de lã só produz calor quando está em contato com nosso corpo.

c) o cobertor de lã não é um aquecedor, mas apenas um isolante térmico.

d) enquanto não deitamos, existe muito frio na cama, que será absorvido por nosso corpo.

e) a cama, não sendo de lã, produz muito frio e a produção de calor pelo cobertor não é suficiente para o aquecimento sem a presença humana. 

 

11. ( UFMT – 1998 ) Sabe-se que no Brasil utiliza-se a escala Celsius para a medida de temperatura, enquanto que,  nos Estados Unidos  utiliza-se a escala Fahrenheit. Qual é a temperatura que os termômetros registram no Brasil quando nos Estados Unidos  marcam 104ºF?

a) 35

b) 40

c) 45

d) 50

e) 60

 

 

12. ( UFPB – 2000 ) De acordo com os conceitos estudados em Termologia, analise as proposições, a seguir, escrevendo V ou F conforme sejam verdadeiras ou falsas, respectivamente.

(   )A temperatura de um corpo é uma medida do calor nele contido.

(   ) Uma peça de metal e um pedaço de madeira, colocados em um mesmo ambiente, durante certo tempo, adquirem praticamente a mesma temperatura.

(   ) Geralmente, quando uma pessoa sai de uma piscina , ela sente mais frio do que quando se encontrava dentro da água. Essa sensação é uma conseqüência da evaporação da água aderida à sua pele.

(    ) Em junho deste ano, a mídia noticiou que na cidade de Curitiba, a temperatura chegou a 10º C. Esta temperatura na escala Fahrenheit corresponde a 55 º F.

(  ) Quando aquecemos um recipiente completamente cheio de líquido, este transborda. O volume de líquido que transborda mede a dilatação relativa do líquido.

A seqüência correta é:

(a)        V V  V F F                    (b)        V V F F V

(c)        F F V V F                     (d)         F V V F F

(e)        F V V F V

 

 

13. ( UFPB – 2001 ) De acordo com os conceitos estudados em Termologia, analise as proposições a seguir e assinale a correta:

(a) Num hospital, uma enfermeira verificou que a temperatura de um dos seus pacientes atingiu o valor de 40ºC. Essa temperatura na escala Fahrenheit corresponde a 52ºF.

(b) Quando uma pessoa tira da geladeira uma garrafa de cerveja e uma lata de refrigerante, ambas com a mesma temperatura, a pessoa tem sensações térmicas diferentes, porque os coeficientes de dilatação térmica da garrafa e da lata são diferentes.

(c) Durante o dia, a temperatura no deserto é muito elevada. Durante a noite, ela sofre uma grande redução. Isto ocorre devido ao pequeno calor específico da areia.

(d) Quanto maior a altitude (menor pressão atmosférica), maior È a temperatura de ebulição da água.

(e) Durante o aquecimento de uma placa de alumínio com um furo no centro, as dimensões da placa aumentam e as do furo permanecem constantes.

 

14. ( Mackenzie – 2002 ) Temos visto ultimamente uma farta divulgação de boletins meteorológicos nos diversos meios de comunicação e as temperaturas são geralmente indicadas nas escalas Fahrenheit e (ou) Celsius. Entretanto, embora seja a unidade de medida de temperatura do SI, não temos visto nenhuma informação de temperaturas em Kelvin. Se o boletim meteorológico informa que no dia as temperaturas mínima e máxima numa determinada cidade serão, respectivamente, 23 °F e 41 °F, a variação dessa temperatura na escala Kelvin é:

(a) –7,8 K      (b)10 K       (c) 32,4 K   (d)  283 K       (e) 291K

 

 

15 - (UEL PR/Janeiro) Quando Fahrenheit definiu a escala termométrica que hoje leva o seu nome, o primeiro ponto fixo definido por ele, o 0ºF, corresponde à temperatura obtida ao se misturar uma porção de cloreto de amônia com três porções de neve, à pressão de 1atm. Qual é esta temperatura na escala Celsius?

a)   32ºC

b)   273ºC

c)   37,7ºC

d)   212ºC

e)   –17,7ºC

16. Uma das atuais correntes científicas aponta o aquecimento da Terra ao longo dos próximos anos devido ao chamado efeito estufa. Tal fato se dá pela retenção do calor junto ao planeta, como o que ocorre nas estufas de vidro usadas, por exemplo, em viveiros de vegetais. Isso se justifica, pois a atmosfera, pela sua própria constituição, e agora acrescida de certos gases poluentes, é pouco transparente à luz na faixa:

a) de ondas do infravermelho.

b) de ondas ultravioletas.

c) de ondas de rádio.

d) dos raios X.

e) dos raios gama.

 

17. Considere as afirmações a seguir:

I. Devido à ­­__________ um ar condicionado  deve ser colocado na parte superior do local.

II. Nos sólidos, a transmissão de calor ocorre por _________.

III. Quando nos aproximamos de uma foqueira, recebemos calor, principalmente por ________.

Os processos de transferência de calor que preenchem corretamente as lacunas das afirmações são respectivamente:

a) condução, convecção e irradiação.

b) convecção, condução e irradiação.

c) convecção, irradiação e condução.

d) irradiação, condução e convecção.

e) condução, irradiação e convecção.